domingo, 23 de novembro de 2008

Jornalista comenta novas tendências da mídia em Encontro de Comunicação

Por Andréa BrenhaTeve início na última terça-feira (11), na Universidade Potiguar (UnP), unidade da Avenida Nascimento de Castro, o segundo Encontro de Comunicação da instituição (Ecom) com o tema "200 anos de imprensa no Brasil". O evento, organizado por alunos, professores e funcionários do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade Potiguar (UnP) é direcionado a alunos de qualquer instituição de ensino superior.A primeira noite do evento contou com a palestra "200 anos de imprensa no Brasil: tendências e desafios", ministrada pelo jornalista potiguar Diógenes Dantas que discursou sobre temas como portabilidade, capacidade de acesso a informação pelas mídias de pequeno porte, dificuldade dos meios impressos em conseguir o imediatismo do jornal on line e a mobilidade do rádio. Diógenes ainda enfatizou a necessidade da convergência digital das mídias e comentou a respeito dos obstáculos da Internet para a publicidade que é feita no Estado.Segundo o jornalista: "Para ter credibilidade na rede é importante o jornalista apurar bem a informação e cabe ao público fazer a diferença", segundo dados de especialistas colocados pelo jornalista, 50% do conteúdo da internet é puro lixo. Ele também apontou: "Os profissionais de Comunicação não têm tido tempo para desempenhar bem sua função principalmente pela baixa remuneração, o que acaba obrigando o jornalista a ter necessidade de mais de um emprego", pontuou Diógenes.Diógenes Dantas, jornalista há 19 anos, já trabalhou na afiliada da Rede Globo do Rio Grande do Norte. Atualmente é presidente da Associação Brasileira das TVs e Rádios Legislativas, entidade que congrega as TVs legislativas estaduais, municipais e federais (TV Senado e TV Câmara dos Deputados), diretor e editor-geral do portal de notícias Nominuto.com e do periódico Na semana, apresenta o Jornal 96, na 96 FM, desde 2002, de segunda a sexta, às 7h30 e o Contraponto, programa de debates que vai ao ar semanalmente às terças-feiras, às 20h30, no canal 36 da TV Cabo Natal.O EcomA segunda edição do Encontro de Comunicação ocorreu até quinta-feira (13) e contou com minicursos de Análise crítica na produção e veiculação da notícia; Arte, pornografia e publicidade; A fotografia: arte x técnica; A mídia, a criança e o adolescente: 18 anos do Eca; Comunicação interna: Um olhar mais amplo para a organização; A comunicação organizacional com foco no cliente; Direção de arte com abordagem da influência da cultura pop na propaganda; Estratégias de marketing para web; Empreendedorismo e marketing em assessoria de imprensa; História do cinema; Subversão, Mídia e Democratização: o efeito dos veículos de comunicação no contexto social e na economia; exposições como dos 200 anos do correio Braziliense; Exposição da APC - Jornalismo e Publicidade e Propaganda e Exposição dos Projetos de Extensão além de mostras como as Mostras Audiovisuais de Comerciais das décadas de 1950, 1960 e 1970; Cannes; Projetos de Pesquisa; e Mostra Museu Eloy de Souza.

Nenhum comentário: